Biografia BANDA


John aos 7 anos, ganhou seu primeiro violão, de sua mãe Carol, que tentou lhe ensinar, mas a aula durou 1 dia e o violão acabou escadaria abaixo. Anos depois, Carol encorajou John a tocar de novo, só que, quem o ensinaria seria um vizinho. Desta vez não foi John quem desistiu e sim o professor que disse que ele não tinha potencial. Segundo John, ele queria aprender violão para "atrair as garotas", mas esta história não "colou" com seu novo instrutor Al Parinello que lhe deu um ultimato: ou ele aprendia a tocar a música "The House Of The Rising Sun" em uma semana ou ele "levaria porrada". Muito em breve Al e John desenvolveram um respeito mútuo e os instintos de Carol sobre o talento musical de seu filho foram confirmados.
Quando John estava na oitava série, ele descobriu que não gostava de música apenas pelas garotas, ele percebeu que era mais do que um hobby, foi então que ele decidiu formar sua 1º banda, a STARZ, que acabou virando RAZE. A banda tocou em um show de talentos (as únicas 3 músicas que sabiam: "Strutter", "Johnny B. Goode" e "Taking Care Of Business"), e ficou em último lugar, mas John não desistiu. Enquanto seu apetite pelos holofotes aumentava, John começou a gostar de músicos que antes ignorava, ele descobriu a música "The Boys Are Back In Town" do Thin Lizzy, e "Rocks" do Aerosmith, e comprou seu primeiro álbum - "Blood On The Tracks" do Bob Dylan. John sonhava em tocar para milhares de fãs mas seus sonhos não condiziam com a realidade de sua vida escolar, ele estudava em uma escola de padres só para meninos e os padres diziam para ele tocar guitarra apenas como um passatempo, no quarto dele.
Em 1978, John se mudou da Escola Católica Saint Joseph para o colégio secundário Sayreville, mas mesmo lá seus interesses musicais não "batiam" com os de seus colegas. John participou de um musical no colégio, depois ele entrou no coral, onde finalmente recebeu treinamento vocal.


Depois que John descobriu que seu colega de classe Willy Hercek compartilhava dos mesmos gostos musicais, planejaram formar uma banda, mas eles precisavam de mais gente para formar o grupo. Eles batizaram a dupla como ATLANTIC CITY EXPRESSWAY, e havia 10 músicos interessados em unir-se à dupla, dentre eles, o mais notável era David Bryan Rashbaum. Um dia, o pai de Dave estava no restaurante onde Willy trabalhava, se gabando sobre a perícia de seu filho. Willy chamou John, que resolveu que Dave estava no grupo.
A banda ia bem, sua reputação crescia, assim com seu repertório, até tocavam eventualmente músicas escritas por John, mas apesar da popularidade da banda, os interesses de John e Dave se distanciaram por um tempo, Dave entrou em uma escola de música e John entrou em uma outra banda, onde seria também compositor, THE REST.
 



 
Muito em breve, THE REST havia alcançado mais fama do que a ACE tinha conseguido em seu tempo. Billy Squier, um amigo de um dos integrantes do grupo, produziu algumas demos para eles e tentou, sem sucesso, conseguir um contrato com a Capitol Records. Southside Johnny muitas vezes deixou o THE REST abrir para ele. Mas, apesar do apoio da comunidade musical, as gravadoras continuaram desinteressadas no THE REST.
Do ponto de vista de John: "Não tinha por que ter uma banda se você não tem músicas de sucesso ou, pelo menos, um contrato em potencial". John foi demitido do THE REST e o grupo, um pouco depois, se dissolveu.
O cenário dos clubes de New Jersey estava morrendo para as bandas que tinham material original, quando a idade mínima para beber foi elevada novamente, o público em potencial de bandas como THE REST penou. No máximo, o THE REST tinha a sorte de conseguir $100/noite, que então seria dividido entre os integrantes da banda, e a equipe, quase sempre John não ganhava nem $10/trabalho.
Consequentemente, John seria forçado a procurar trabalhos mais lucrativos, ou, como diria seus pais, "trabalhos de verdade". Os trabalhos de verdade de John incluíram: vender assinatura de jornal de porta em porta, tarefas curtas em empresas de fast food, lavagem de carro e campo de ferro velho - todos trabalhos pequenos que ele não aguentava por muito tempo.
Com 16 anos, quando John trabalhava na Kinney Shoes, ele já estava se conformando em ser um vendedor de sapatos e usar terno e gravata: "Mas meu terno era verde-limão, eu tinha cabelo cumprido, usava óculos escuros e servia as pessoas. Era 1978, e Springsteen estava tocando ao vivo no rádio. A loja estava aberta ainda quando ele começou a tocar, eu coloquei o som do rádio tão alto que as pessoas se assustaram, o chefe veio e disse: "Ei, roqueiro, você está despedido".
Em 1980, uma mudança decisiva na vida musical desastrosa de John aconteceu quando ele começou a trabalhar com Tony Bongiovi. Primo de segundo grau, Tony era um engenheiro de gravação e produtor profissional, ele havia começado na Motown Records, e formado seu próprio estúdio, o Power Station em New York City.
"Em setembro do ano seguinte", afirma John "eu tinha uma vassoura, um pote de café e entregava recados. Por 2 anos dormi no chão e aprendi sobre o mundo dos negócios musicais. E agora sou um homem de negócios!"
Como um parente hospedeiro, Tony supervisionava, investigava e prestava atenção em todos os aspectos da imagem e personalidade de John. Foram arranjadas aulas de canto, coordenadas compras de roupas, e na agenda de John sempre havia sessões de maquiagem e fotos. Eventualmente, John mudou-se para um apartamento adjacente à casa de Tony, para que pudesse estar perto do Power Station todo o tempo.
John recebeu várias recomendações sobre como compor e gravar. Ele ganhou acesso ao estúdio durante as horas que ninguém usava, para trabalhar em suas demos.




John organizou uma banda de estúdio, que não durou muito, chamada THE LECHERS. Eles se dissolveram por mudanças eternas na organização. Porém, os frutos da banda, vivem em gravações no Power Station, junto com outras centenas de sessões de John, incluindo algumas que ele gravou com uma banda chamada JOHN BONGIOVI AND THE WILD ONES.

 No início dos anos 80 Jon participou, como guitarrista, de dois vídeos da banda Scandal. Ele participou somente do vídeo, não sendo nunca um integrante da banda e nem participando da gravação das músicas.



Neste ponto, o velho colega de John, David Bryan, voltou à história. David estava entediado na Juilliard e queria deixar a escola; junto com outras pessoas da ACE recrutadas para o projeto, ele resolveu dar uma chance ao JOHN BONGIOVI AND THE WILD ONES. Quando John revelou sua última demo, Tony, como sempre, não ficou impressionado com a banda. mas ele viu futuro em uma das músicas de John, "Runaway". Determinado para que a música recebesse o tratamento que merecia, Tony contratou um elenco de estrelas, inclusive Hugh Mcdonald e Roy Biltan, pianista do Springsteen, para dar apoio à gravação de seu primo, que com certeza seria um sucesso. Em troca, pelo investimento de Tony, John assinou uma porcentagem de royalties futuros. Com o nome de "Johnny B.", fitas com a nova e melhorada "Runaway" foram enviadas para todas as gravadoras e empresas de empresários grandes da Costa Leste. Foi promovido um show no Ritz em New York, onde John, apoiado pelos THE WILD ONES, abriram mais uma vez para o Southside Johnny; mas o grande trabalho virou um desastre. O baixista inesperadamente desistiu de unir-se à banda, o baterista ficou doente e os substitutos Wild Ones (Os Selvagens) que foram reunídos para o show, realmente não eram tão "selvagens".
Um segundo show no Copacabana, não foi tão desastroso, mas foi frustante pois as gravadoras escolheram a banda Scandal ao invés do THE WILD ONES. Os empresários também não levavam fé em John porque, como Tony diria, "Eles achavam que não tinha nada aqui". Como John sentiu-se rejeitado, ele começou a considerar a carreira de ator. Como sempre, o Power Station tomou conta dos preparativos: foi enviada uma foto de John para a agência que estava escolhendo o elenco e John foi chamado para seu primeiro teste para o papel principal no filme Footloose. O talento de ator de John não tinha desenvolvido muito desde Mame (peça que atuou no colegial), e ele perdeu o papel para o então novato Kevin Bacon. Enquanto os THE WILD ONES estavam sem destino, Tony conseguiu com que John cantasse em um disco que ele estava produzindo - "Star Wars Christmas Album" - mas a voz principal em "R2 D2 - We Wish You A Merry Christmas" não era muito a estréia profissional que John queria.
Em uma última tentativa para conseguir um contrato com gravadora, John e David decidiram voar para Los Angeles e tentar um contrato eles mesmos. Uma garota da Backstreets Records, interessou-se por eles e os ajudou, mas ninguém, nem a Backstreet se interessou por eles. No entanto, em New York, as rodas do que estaria para tornar-se o BON JOVI, estava começando a rolar. Ray Wilhard, um ex assistente do Power Station, e John desenvolveram um tipo de relacionamento não oficial de empresário/artista. Ray tomou a inicitiva, enquanto eles estavam em L.A., de colocar a fita de John em um concurso da estação de rádio Long Island, o "From Rock To Riches" da WAPP. Depois de saber que a WAPP tinha aceitado a fita no concurso, John voltou imediatamente. Depois que John ganhou o concurso regional, "Runaway" entrou em um álbum compilação que tocaria em todas as estações da cia WAPP.
A música de John estava tocando em território nacional, enquanto a um mês atrás, ninguém queria saber de "Runaway", agora as gravadoras estavam ligando para ele. Em 01/07/82 depois de tocar em um último concurso - a batalha das bandas, John assinou contrato com a Polygram Records em Manhattan. Aproveitando da exposição que a música deu a eles, John e Dave decidiram unir um grupo profissional para tocar nos clubes. O primeiro novo membro foi o baixista Alec John Such, que Dave conhecia de bandas como Maja e Phantom's Opera. Através de Alec, John e Dave conheceram o baterista Tico Torres. Finalmente, para completar o grupo, eles adquiriram um integrante temporário na guitarra - Dave "The Snake" Sabo (futuro Skid Row).


Richard Stephen Sambora, foi o último músico a unir-se à banda. Alec e Tico conheciam Richie e o convidaram para uma performance do John Bongiovi And The Wild Ones, após isto, Richie foi aos bastidores e disse a John que eles deveriam trabalhar juntos, e além do mais, o guitarrista atual Dave Sabo, era muito novinho. Mas o que realmente convenceu John foi quando eles tocaram juntos por 10 minutos no ensaio.
Com o grupo formado, o único detalhe que faltava era se seriam apresentados como um cantor solo com uma banda de apoio, ou uma banda com seu próprio nome e identidade. Em ambos os modos havia os prós e os contras, John estava interessado na idéia da banda; a gravadora não dava a mínima. John era o único que realmente tinha contrato com a gravadora; contanto que eles estivessem livres para promover John como uma estrela, ele poderia chamar sua banda do que quisessem.
No fim, eles tiveram uma idéia que agradou aos dois lados. Victory (Vitória) foi um nome a ser considerado, mas então, graças à Deus desistiram, Johnny Lightning foi outra terrível possibilidade por alguns dias. No fim, o diretor de A&R da Polygram mexeu no sobrenome de Jon, até então John, virando BON JOVI; neste mesmo espírito, David Bryan abandonou seu sobrenome - Rashbaum. Devido à promoção, as idades oficiais de Alec e Tico foram diminuídas mais ou menos 5 anos.
Se eles queriam que as coisas funcionassem em nível de negócios, a jovem banda precisava ser propriamente administrada. Vários empresários importantes já estavam de olho nele, mas ele resolveu assinar com McGhee Entertainment em New York, que também cuidava de mega-estrelas como o Motley Crue. Ainda era uma organização nova, mas entre eles, Doc McGhee e seu sócio, Doug Thaler, tinham uma vasta experiência na indústria da música.
Mesmo Jon insistindo que a banda não era só ele, o primeiro álbum do grupo levou seu sobrenome BON JOVI. Como consequência da estréia do álbum - BON JOVI - originalmente chamado "Tought Talk" (01/84), o grupo fez uma turnê , abrindo para "The Scorpions", "Judas Priest", "Ratt" e "Kiss", a banda aprendeu rápido, certamente no caminho você tem que ganhar o público de outra banda. No Reino Unido, eles trabalharam duro para ganhar o público do Kiss, eles escolheram o set list com muito cuidado. A notícia de seu sucesso no Reino Unido se espalhou pela América, reafirmando sua reputação crescente; isto também trouxe uma pressão para que o Bon Jovi voltasse a gravar outro álbum.
"A gente subia no palco e tinha que tocar para públicos não amigáveis, quase hostis. Mas no fim do nosso set, os caras estavam batendo palma e curtindo. A gente aperece e só por pura vontade a gente vai te ganhar". David Bryan
"Nosso slogan na época era "o segredo mais guardado do rock". Nós éramos a banda que você não ia querer que abrisse para você. Você não gostaria que eu abrisse para você simplesmente pois eu faria qualquer coisa para ser melhor do que você no palco. Qualquer coisa. Chegaria voando. Eu faria qualquer coisa". Jon Bon Jovi
"A primeira vez que nosso ônibus de turnê estacionou, eu ainda morava com meus pais. Richie e Jon também. O ônibus parou e as vizinhas saíram de suas casas, com bob no cabelo, dizendo: isso é um ônibus de turnê? O primeiro álbum foi ouro no Japão. Isso foi algo grande! Então eu voltei para casa, devendo US$6.000 pois havia emprestado dinheiro para comprar teclado. Foi então que aprendi a palavra "recuperável" (recoupable), que é pior que "porra" (fuck). Na minha casa meus filhos podem dizer "porra". Se eles disserem "recuperável", eu lavo suas bocas com sabão". David Bryan



 
O segundo álbum - 7800º Fahrenheit (a temperatura de um vulcão em erupção), lançado em abril de 1985, provou que o Bon Jovi era mais do que o rosto bonito de Jon. Os críticos admitiram que o segundo Jovi álbum era certamente uma gravação mais consistente do que seu antecessor, mas comparado a outras grandes atrações, 7800º Fahrenheit teve um alcance modesto.
Em julho de 1985, o grupo foi convidado para participar de um show de caridade chamado "Farm Aid". Bon Jovi apareceu no palco em Montana, de manhã, fazendo um show de apenas 8 minutos, em frente a 83.000 fãs, mais milhares de fãs assistindo pela TV. Este evento foi uma exposição vital para a banda. Eles incluíram uma nova música no show, "Heart Of America" que foi escrita especialmente para o evento. Em agosto, o Bon Jovi participou e roubou a cena no "Castle Donington Monsters Of Rock", recebendo até o posto de banda principal no show seguinte.
Porém, apesar disto, a Polygram estava disposta a acabar com o contrato da banda, mas, graças ao inglês Jonathan King, que acabou convencendo a gravadora de que seria errado, isto não ocorreu e o grupo partiu para o 3º álbum.
 

Para o 3º álbum eles inovaram, contaram com a colaboração de Desmond Child na elaboração das músicas. O álbum (Slippery When Wet) foi lançado em agosto de 1986 e vendeu 18 milhões de cópias pelo mundo, foi uma das maiores vendagens dos anos 80. Jon foi obviamente o outro ingrediente principal responsável pelo sucesso repentino, os garotos se identificavam com ele e as garotas fantasiavam. O álbum afirmou sua posição com os clipes que mostrava a performance da banda ao vivo. Jon e a banda passaram 1986 e 1987 em turnê, no total foram 16 meses com mais de 130 shows. Depois disto, para maioria das pessoas seria a hora de dar uma descansada, mas, o grupo resolveu gravar o 4º álbum.
"Você tem que mostrar ao mundo. Então a gente saiu em turnê, e turnê e turnê. A gente nunca estava no mesmo lugar - estávamos sempre nos movendo. Quando terminamos a turnê de Slippery, gravamos New Jersey, lançamos, e saímos em turnê novamente. A gente quase morreu. Entre 1984 e 1990, eu estive em casa por 6 meses. Seis meses em seis anos!" David Bryan

A banda voltou ao trabalho depois de 6 semanas de descanso. A idéia original era de gravar um disco duplo, mas foi decidido gravar um disco simples, a Polygram achou que as garotas, ou melhor, os pais das garotas, não pagariam por um disco duplo.
Originalmente, a banda pretendia chamar o álbum de "Son Of Beaches"; eles até simularam a capa do álbum, baseado no álbum do The Doors - "Strange Days": um cenário montado na praia, com a banda ao lado de vários personagens grotescos. Com a insistência de McGhee, e sob pressão da Polygram, "Sons Of Beaches" virou "New Jersey". A idéia veio de um remendo de uma jaqueta que Jon usou durante a turnê de Slippery.
O álbum foi lançado em outubro de 1988, na turnê o grupo foi para lugares que não tiveram a chance de ir antes, como a América do Sul. Um alcanço importante na história de sucesso deles, veio em Julho de 89, quando a banda participou do Moscow Music Peace Festival no Lenin Stadium.
A turnê durou 16 meses com 237 shows.
Mas entre a alegria, escondiam-se as sombras. Havia alguns boatos circulando de que Jon ameaçou Tico e Alec para que perdessem peso, e que os despachou para fazerem lipoaspiração. Jon negou e negou também o fato de que o Bon Jovi não era mais uma banda e sim sua propriedade pessoal, mas as histórias continuaram. Outro vendaval estava se formando, e os próximos dois anos, apesar do sucesso da banda, trouxeram trauma. Começou com a prisão do empresário Doc Mcghee por contrabando de drogas, e continuou com alegações surpreendentes do Skid Row.
No início de 90, apesar da fama e da fortuna, o grupo estava exausto, e eles decidiram dar um tempo.
"Com New Jersey eu me recusei que alguém pensasse que fosse sorte. A gente queria mostrar que com os primeiros dois discos tinha alguma coisa lá, e apesar do terceiro ter dado certo - e muito certo - eu ia continuar a lutar para ter certeza de que você soubesse que eu poderia fazer isso de novo e de novo e de novo. A gente não seria uma banda de um sucesso só". Jon Bon Jovi
"O agente nos disse, "Vocês querem fazer mais 70 shows?" E a gente disse, "Temos que parar, cara". Foi uma decisão crucial na carreira da banda". Richie Sambora
"No último dia da turnê de New Jersey, fizemos dois shows em Guadalajara, México. Um foi de tarde. Então, cada um de nós entrou em um avião diferente e fomos para casa - e não nos falamos por meses e meses." Tico Torres





No início de 1990, o Bon Jovi enquanto organização, estava totalmente esgotado, desesperadamente precisando de descanso depois de praticamente 5 anos sem folgas decentes, Jon, o viciado em trabalho, era o único que realmente queria continuar.
Jon foi convidado a montar a trilha sonora para o filme Young Guns II - Jovens demais para morrer, normalmente ele não pensaria nisto duas vezes, mas com a banda exausta, ele concentrou sua atenção na oferta que recebeu.
O álbum inteiro foi composto somente por Jon, que também produziu, com a ajuda do guitarrista Danny Kortchmar. Blaze Of Glory (lançado em Agosto de 1990) vendeu mais de 2 milhões de cópias somente nos EUA.
Blaze Of Glory foi votado como "Melhor Canção Original" em 1990 no Golden Globe Film Awards, antes de ganhar o prêmio de "Melhor Single Pop/Rock" no American Music Awards em Janeiro de 1991. Também foi nomeado para "Melhor Canção Original Em Um Filme" no Oscar de 1991.
Sem banda para fazer turnê, Jon mergulhou na idéia de começar seu próprio rótulo. Ele já tinha sua cia de produção, a New Jersey Inc. Originalmente chamaria Underground Records, mas, eventualmente, foi mudada para Jambco (significa Jon, Anthony, Matt Bongiovi Company, os dois irmãos mais novos de Jon que seriam sócios dele neste projeto). As primeiras pessoas a assinarem com eles foram Billy Falcon e Aldo Nova.
O sucesso de "Blaze Of Glory" certamente deu forças a Jon, mas de um modo estranho também o fez perceber como a banda era importante para ele. Ele provou que poderia existir sem os outros, e eles provaram que sem ele, foram deixados debatendo-se na terra do desperdício comercial.
Quando Bon Jovi foi colocado na geladeira, Richie aproveitou a chance para fazer seu álbum solo, determinado a fazer um álbum que refletisse seu próprio gosto musical. Foi lançado em 1991 sob o título de "Stranger In This Town". Richie até usou David Bryan e Tico Torres em seu álbum, como se fosse para apontar sua ligação ao Bon Jovi, enquanto, ao mesmo tempo, provando o quão longe ele achava que sua música estava do som Jovi. Ele também realizou um sonho de criança ao persuadir Eric Clapton a tocar guitarra com ele no disco. A dupla foi apresentada quando Richie foi convidado para apresentar um prêmio em New York, no International Rock Awards.
O álbum foi lançado pela Mercury, e não pela Jambco, como pretendia originalmente. Quando o álbum finalmente foi lançado no fim de 91, Richie, ao contrário de Jon, aproveitou para sair em turnê solo, tocando em clubes e pequenos teatros, pela América. Porém, os planos de viajar pela Europa não aconteceram, pois as vendas do álbum não atingiram o esperado.
David foi convidado para compor a trilha sonora instrumental para o filme de terror "Netherworld" ("O Retorno"), lançado pela Full Moon em 1991, enquanto o baixista Alec passou a maioria do seu tempo se recuperando de um acidente de moto.


No início de Outubro de 91, os 5 integrantes se reuniram pela primeira vez em vários meses. Antes disto, houve uma série de encontros formais arranjandos entre Jon e Richie e um conselheiro qualificado para ajudá-los a colocar para fora suas mágoas e consertar os estragos que 5 anos, sem parar, fizeram em suas relações pessoais.
"Sentamos com Jon em uma reunião. Ele disse, "Vou voltar com tudo". Ele nos disse que demitira o Doc, o agente. "Eu vou guiar esta visão", ele disse. "Eu acredito na gente". Primeiro ele contratou um psicólogo". David Bryan
"Lou Cox não havia conexão com a banda. Ele nos fez conversar melhor do que qualquer pessoa poderia pois ele não estava envolvido e não tinha segundas intenções". Jon Bon Jovi
"Lou Cox nos ajudou muito como grupo, para sermos capazes de lidarmos uns com os outros. Ele foi a salvação. Este foi nosso grande segredo durante anos". Tico Torres
O grupo conseguiria trabalhar junto novamente? Jon disse: "Nós estamos viajando esta semana para conversar sobre planos para o futuro. Eu disse para minha família que se eu voltasse antes de sábado, então a coisa não seria boa". A banda inteira recolheu-se na ilha caribenha de St. Thomas, onde todos ficaram juntos em uma casa. Jon deu seu máximo para acomodar os outros, mas ele também precisava saber se eles queriam continuar tanto quanto ele. No fim, ele voltou para casa satisfeito.
Era necessária muita preparação para fazer o "álbum da volta". Jon não perdeu tempo, para começo ele resolveu se desvincular de Doc McGhee. Era preciso alguém que estivesse preparado para passar seu tempo trabalhando somente com o Bon Jovi, era também preciso alguém bem relacionado, que pudesse levar a banda para o próximo nível. No fim, ele decidiu gerenciar a banda ele mesmo, formando a Bon Jovi Management (BJM) com rostos familiares como Paul Korzilius e Margaret Sterlacci, com quem ele havia trabalhado por alguns anos.
O longo caminho da volta começou seriamente em Janeiro de 1992, quando Richie acabou sua turnê pelos EUA. Os 5 deixaram para trás o rótulo de pop-rock dos anos oitenta, adquirindo respeito como uma verdadeira grande banda de rock. A música que deu nome ao álbum, e primeiro single Keep The Faith (lançado em 10/92), mostrou o compromotimento da banda renovada, uns com os outros e com seus fãs. A foto da capa, as 5 mãos juntas, traz uma mensagem: nunca perca a esperança, nunca se entregue.
"Keep The Faith representou que havíamos sobrevivido. Todos nós dissemos, "Estamos nessa juntos. Estamos controlando nosso próprio destino. Bom ou ruim, o faremos". Acreditamos em Jon e em sua visão". David Bryan
O mundo estava diferente em 92, bandas como Nirvana e Pearl Jam eram o sucesso do momento, o glamour tinha dado lugar à sujeira, a esperança ao cansaço, suaves produções ao cepticismo. Bon Jovi não curvou-se à tendência, apesar de que Jon cortou o cabelo como forma de deixar para trás a parafernália do passado. Mas ele não estava disposto a jogar tudo fora, somente para se adaptar à moda passageira.
Os críticos foram duros com "Keep the Faith". Muitos claramente se perguntavam o por quê da banda continuar, achando que eles eram irrelevantes para os anos noventa, no ponto de vista da mídia, era hora deles se aposentarem. Mas se a imprensa falhou em ver no que o grupo havia se tornado, os fãs não cometeram o mesmo erro. Eles compraram o álbum na vasta quantidade habitual, levando as vendas além de sete milhões, que em tempos de recessão, era totalmetne excepcional.
E o grupo rapidamente saiu em uma extensiva turnê, que mostrou que a força deles como uma banda ao vivo não tinha diminuído nem um tiquinho. Além disso, a banda estava afiada e firme como nunca.




Durante Setembro, o Bon Jovi trabalhou em um álbum compilação chamado "Cross Road", para ser lançado em meados de Outubro de 1994. Antes disto, um novo single foi lançado no começo de Setembro, foi a música "Always", uma música nova, uma de duas que estariam no novo álbum "Cross Road". A outra foi "Someday I'll Be Saturday Night".
No fim de Setembro, os Jovis estavam adiantados, escrevendo e pré-produzindo, o novo álbum, quando foi revelado que Alec não iria a estúdio para gravar. Ele, aparentemente, decidiu que não queria estar envolvido na gravação, mas que ainda sairia em turnê. Jon: "Ele queria sair em turnê, mas não está participando da gravação. Tudo bem. No estúdio usaremos um cara chamado Hugh McDonald. O ponto de vista de Alec é diferente. Ele tem necessidades, desejos que são diferentes dos outros quatro. Nós desejamos boa sorte para ele". Jon sugeriu que ele não estava totalmente convencido que Alec sairia em turnê com a banda, mas a decisão foi do baixista.
"Always" tornou-se o single de maior sucesso na Inglaterra. Na América, foi número 4, vendendo mais de um milhão de cópias. O álbum "Cross Road" foi direto para o número 1 em todas as paradas importantes do mundo, incluindo grande parte da Europa, Inglaterra, América, Japão e Austrália. No natal, já era o álbum mais vendido de 94 no Reino Unido e já havia sido vendido mais de 2 milhões de cópias somente nos Estados Unidos. Diferente de muitos contemporâneos dos anos 80, o Bon Jovi escapou da era grunge, e, na verdade, avançou para tornar-se uma banda ainda maior como resultado.


Em 07/95 foi lançado mais um cd, o álbum a princípio levaria o nome de "Open All Night" , depois "Free Beer", "Strip" , até que chegarem ao título final: THESE DAYS. O baixista que participou da gravação e da turnê do álbum foi Hugh Mcdonald.
A turnê (Open Air'95) teve início em 26 de abril em Bombay, antes do lançamento oficial do álbum, e foi um sucesso do início ao fim, o palco era repleto de novidades, tinha um bar (onde ficavam alguns fãs sorteados em rádios e TV), e dois bonecos gigantes infláveis: Um do corpo de Elvis, com chifre e outro de uma mulher com cabeça de galinha.


No final da turnê do These Days, depois das filmagens do filme "The Leading Man" ("O Sedutor") Jon declarou que era hora da banda dar um tempo.
Em 1997 Jon lançou seu segundo álbum solo - "Destination Anywhere", seguido por uma turnê de divulgação e em 98 Richie Sambora também lançou seu segundo álbum solo - "Undiscovered Soul".
David Bryan lançou seu segundo álbum solo - Lunar Eclipse, em 2000.



Em 2000, após o "descanso" da banda, foi lançado o álbum Crush. Este lançamento obteve muito sucesso tanto nos EUA quanto nos outros países, graças, em parte, ao single "It's My Life", co-escrito pelo famoso produtor sueco, Max Martin. Crush, que também produziu sucessos como "Say It Isn't So" e "Thank You for Loving Me", logo tornou-se o álbum de estúdio mais famoso da banda, desde Keep the Faith, e ajudou a banda a ser apresentada para uma nova base de fãs, mais jovens. A turnê de Crush teve início no verão, e os shows que seriam 60, tiveram que ser aumentados devido à nova popularidade da banda, fazendo com que a banda permanecesse em turnê até meados de 2001.
Enquanto estavam em turnê, o grupo lançou uma compilação ao vivo, o primeiro cd ao vivo oficial da banda, com seus maiores sucessos desde o primeiro álbum (Bon Jovi) até o Crush, a nova compilação levou o nome de One Wild Night: Live 1985-2001. A turnê de Crush foi tão grandiosa que a banda lotou duas noites no Wembley Stadium, os últimos shows feitos no local, já que depois foi destruído.
Pouco tempo depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, a banda tocou no histórico "The Concert for New York City", show em benefício das vítimas e suas famílias. Eles tocaram um medley acústico de "Livin' on a Prayer" e "Wanted Dead or Alive" com um final comovente de "It's My Life".


No fim de 2002, Bounce, o álbum que foi lançado após o Crush, chegou às lojas. Apesar de não ter tido tanto sucesso quanto o álbum anterior, o disco produziu sucessos como "Everyday" e "Misunderstood". A banda saiu em turnê pelos EUA, durante a qual fizeram o último show do Veterans Stadium em Filadélfia, antes de ser demolido. A banda também lançou um álbum promocional pela Target, o álbum continha oito demos e músicas ao vivo.
Em agosto de 2003 foi anunciado que Jon comprou metade das ações de uma equipe de futebol americano da Filadélfia, o Philadelphia Soul, Richie também é um investidor do mesmo time. E no final de setembro, foi o lançamento do musical Memphis - The Birth Of Rock 'n' Roll, de Joe di Pietro e David Bryan.



No fim do ano de 2003 a banda resolveu inovar lançando um álbum (que originalmente seria um álbum de músicas acústicas, gravadas no Japão) tipo coletânea, mas não é aquele tipo de coletânea a qual estamos acostumados. O disco é uma compilação dos maiores sucessos da banda retrabalhados, com novos arranjos! O álbum levou o nome de This Left Feels Right e foi lançado no final de outubro no Japão e no início de novembro no resto do mundo. O cd foi lançado em duas versões, a versão simples com somente o CD e a versão limitada com um DVD bônus, contendo músicas acústicas.
O grupo não saiu em turnê para o álbum, mas dias 14 e 15 de novembro de 2003, ocorreram duas apresentações, as duas únicas vezes que o Bon Jovi tocaria ao vivo as versões do cd This Left Feels Right. Os shows aconteceram em Atlantic City, no Borgota Hotel Casino & SPA. O concerto do dia 15 foi transmitido pela internet e ambas as apresentações foram gravadas e viraram DVD que foi lançado em fevereiro de 2004.
Em Maio de 2004, Richie Sambora, recebeu um diploma de Doutor Honorário de Cartas Humanitárias pela Universidade Kean. Durante o ano de 2004 também, Jon fez diversos "shows" em campanhas de apoio ao candidato a presidente dos EUA - John Kerry.
Em novembro de 2004 foi lançado o tão esperado Box Set de comemoração de 20 anos da banda! O Box Set leva o nome de 100,000,000 Bon Jovi Fans Can't Be Wrong e é composto por um livreto com imagens, testemunhos de fãs e mensagens de cada integrante, 4 cds com 50 músicas no total e um DVD com entrevistas exclusivas e filmagens dos "bastidores". Não houve turnê, porém no dia 21/11 o grupo tocou no Borgota como parte da atividade promocional do box set. O concerto foi transmitido ao vivo pelo site da samsung. Ainda em novembro, a banda recebeu um prêmio mais do que merecido: o prêmio especial de Mérito do American Music Awards.



  
O novo álbum da banda, Have a Nice Day, foi lançado em Setembro de 2005, seguido de uma turnê internacional que teve início em Novembro. O álbum liderou as paradas de sucesso no mundo todo, chegando ao segundo lugar da U.S Billboards durante a primeira semana de vendas. Bon Jovi teve a primeira semana de vendas melhor de sua carreira, vendendo mais de 202,000 álbuns. "Have A Nice Day" foi a primeira música de trabalho, sendo lançada nos rádios do mundo todo em Julho de 2005.
A segunda música de trabalho, que inclusive teve mais sucesso, foi "Who Says You Can't Go Home", que foi lançada nos EUA na primavera de 2006, apesar de que internacionalmente foi lançada como terceira música de trabalho, sendo "Welcome To Wherever You Are", a segunda. Nos EUA, uma versão com dueto de "Who Says You Can't Go Home" com a cantora country Jennifer Nettles da banda Sugarland foi lançada e, em Maio de 2006, o Bon Jovi fez história, tornando-se a primeira banda de rock a atingir o número 1 da parada de sucessos Country da Billboard.
Logo após o lançamento de Have A Nice Day, a banda começou a se aquecer para uma nova turnê. Esta turnê, sendo mais curta do que as anteriores com somente 75 shows planejados, levou a banda à vários palcos e estádios, no mundo todo. Originalmente estava planejado que a banda seria a primeira a tocar no novo Wembley Stadium em Londres, entretanto, o estádio não ficou pronto a tempo. O show aconteceu então no Milton Keynes National Bowl. Bon Jovi fez shows também no Japão e na Europa e depois voltou aos EUA, no verão de 2006, para alguns shows em estádios, incluindo três shows totalmente vendidos no Giants Stadium. Jon Bon Jovi agradeceu ao apoio do público, pois, era a oitava vez que isto acontecia.
Em Novembro de 2006, Bon Jovi entrou para o Hall da Fama do Reino Unido, junto com James Brown e Led Zeppelin, unindo-se à lendas musicais como The Beatles, The Rolling Stones, U2, Madonna e Elvis Presley. Joe Elliot do Def Leppard chamou Jon e Richie de "Os próximos David Bowie e Mick Ronson".
Com o fim da turnê de Have A Nice Day, Bon Jovi começou a pensar no próximo projeto. Dentre algums propostas, estava ir para Nashville para gravar com estrelas country (seguindo o sucesso de "Who Says You Can't Go Home"), um segundo CD dos maiores sucessos, um novo álbum de estúdio e até novos filmes. Ainda em Novembro de 2006, Jon revelou que a banda estava novamente em estúdio, trabalhando em um novo álbum.
 

Em Março de 2007, Bon Jovi lançou notícia de que seu novo álbum, entitulado Lost Highway, será lançado mundialmente em Junho do mesmo ano. O primeiro single deste álbum, "(You Want to) Make a Memory" foi lançado nas rádios americanas em março. A banda está fazendo bastante promoção do álbum, participando de diversos programas da tv americana.
A turnê Lost Highway aconteceu de Outubro de 2007 a Julho de 2008. Originalmente seria uma turnê do Greatest Hits tour, mas a turnê foi mudada para promover o cd Lost Highway que atingiu sucesso mundial, sendo o número 1 em vários países.
Depois do lançamento do álbum, a banda fez 10 shows promocionais nos Estados Unidos, Canadá, Porto Rico, Reino Unido e Japão. A turnê começou oficialmente em Outubro de 2007 com 10 shows que marcariam a abertura do Prudential Center de New Jersey, depois foram ao Canadá, Japão, Austrália, Estados Unidos e Europa em 2008. A banda também fez show na Nova Zelândia, onde tinham feito o último show há 12 anos.
Na turnê Lost Highway a banda tocou músicas raramente tocadas ao vivo desde a turnê de These Days, por exemplo Hey God, I Believe, Lie To Me, This Ain't a Love Song e Always em sua versão original. Em vários shows em estádios a banda fez shows bastante longos, chegando quase a 3 horas, totalizando aproximadamente 26 músicas, com bis que às vezes continham até 7 músicas.
A banda também tocou Stick To Your Guns, do álbum New Jersey pela primeira vez em 20 anos, no show de Amsterdã, depois que Jon notou 17 cartazes, na primeira fileira, com a letra da música. A banda tocou no Rock in Rio Lisboa no dia 31 de Maio de 2008, bon jovi não fazia show por lá desde 1995. O grupo fez um show de graça no Central Park, New York, para 60,000 fãs.
Bon Jovi também tocou Dry County com frequência.
A turnê terminou com 2 shows no Madison Square Garden, nos dias 14 e 15 de Julho de 2008. Será lançado um DVD com filmagens feitas nestes dois dias.
Os primeiros 22 shows renderam US$41.4 milhões, colocando a turnê no número #11 na lista das turnês mais lucrativas de 2007. A segunda parte da turnê, com 38 shows, rendeu US$$56.3 milhões, colocando a banda em número 1 para shows da América do Norte, na primeira metade de 2008. Os 10 shows que aconteceram no Prudential Center constituem o evento #1 em rentabilidade de 2007 e evento #6 em rentabilidade em "todos os tempos", na América do Norte. Os 5 shows feitos no Air Canada Centre de Toronto também foram recorde, sendo o maior número de shows em uma arena, vencendo o recorde anterior que pertencia à banda, assim como ao U2, The Spice Girls, e The Police. Na terceira parte da turnê a banda tocou para 966,000 fãs. Na quarta parte da turnê, na Europa, eles tocaram para mais de 1 milhão de fãs em 22 shows. O lucro total das partes 1, 2 e 3 foi de US$129 milhões, com US$$16.6 milhões dos shows de Newark e US$112.4 milhões para os outros shows, colocando a banda em primeiro lugar na Billboard, na parada de turnê até o meio do ano.


Em Abril de 2009, o documentário de Phil Griffin sobre a banda, "When We Were Beautiful," debutou no Tribeca Film Festival, mostrando os altos e baixos do Bon Jovi nos últimos 25 anos, e seguindo a banda na turnê do álbum Lost Highway. Em Junho do mesmo ano, Jon e Richie entraram para o Hall da Fama dos Compositores (Songwriters Hall of Fame). Naquele mês eles também gravaram uma versão da música "Stand By Me" com um cantor Iraniano chamado Andy Madadian, mostrando solidariedade às vítimas do Irã. Partes da música foram cantadas em Farsi.
No dia 10 de Novembro de 2009, a banda lançou seu 11º álbum de estúdio, levando o nome de The Circle. O álbum teve estreiou em número um na Billboard 200, vendendo 163.000 cópias na primeira semana. Neste cd a banda retornou ao rock, depois de seu álbum influenciado por Nashville, o Lost Highway. Para promover o álbum, a banda tocou a primeira música de trabalho, "We Weren't Born to Follow", no programa da TV Britânica, The X-Factor. A música também foi tocada ao vivo durante o Fest der Freiheit dia 09 de Novembro, em Berlim, em homenagem à Queda do Muro de Berlim.
Dia 12 de Dezembro também de 2009, Bon Jovi ficou em #9 no top 25 (Billboard) de artistas em turnê da década depois de lucrar (US)$419,481,741 com 249 shows, sendo 244 totalmente vendidos. No início de 2010, mais precisamente dia 19 de Fevereiro, a banda cairá na estrada novamente, dando início à turnê de The Circle, a maior turnê desde a turnê de New Jersey, no fim dos anos 80. A turnê se consistirá de 135 shows em 30 países, incluindo o Brasil.
A banda foi indicada para Melhor Performance Vocal de Dupla ou Grupo Pop ("We Weren't Born To Follow") no Grammy Awards, eles não ganharam, mas se apresentaram pela primeira vez na cerimônia.
 


Fonte: www.ilovebonjovi.com