David Bryan é membro fundador do Bon Jovi, a banda de rock que já vendeu mais de 130 milhões de discos e tocou para fãs no mundo toco. Mas o pianista que estudou música clássica em breve será reconhecido por uma conquista diferente: compositor ganhador do Tony.
“Eu não sei,” disse ele a respeito da sua chance de ganhar o prêmio. “É minha primeira vez. Eu realmente não sei como funciona o processo. Nós temos um bom show. Estamos vendendo ingressos.”
Devido à economia atual, só a última frase que ele disse já seria suficiente para merecer um troféu. Mas quando se fala a respeito da sua peça, “Memphis”, há muito mais. A peça, considerada como o melhor novo musical do ano, é sobre um dj de Tennessee que introduz a música de "raça" ao público branco do sul. David compôs as músicas que vão de músicas de amor ao rock pulsante.
Durante uma parada que a banda deu, em torno de 1990, David começou a levar a sério a composição de músicas. Ele já havia composto algumas músicas com a banda, mas agora ele estava devotando toda sua energia.
“Eu comecei a conseguir covers” -- isto é, cantores gravando suas músicas -- “mas é muito difícil conseguir um cover no rock” onde muitos artistas também são compositores.
Seu agente sugeriu que ele tentasse musicais, alegando que ele poderia conseguir que fizessem covers. Sua primeira tentativa, com Francine Oscal, para transformar seus livros Sweet Valley High em um musical, não deu certo -- ainda. “Vamos conseguir. Ainda é muito pré-maturo, as músicas de rock são altas demais. Mas nunca deixarei este projeto morrer.”
Há oito anos, ele ouviu a respeito de um livro Memphis escrito por Joe DiPietro (“All Shook Up,” “I Love You, You’re Perfect, Now Change”). Ele conseguiu o script e vibrou imediatamente.
“Me relacionei com a história. Eu sou um garoto branco judeu de Edison. Eu conheço racismo e ódio.”
“Quando eu li o script pela primeira vez, já havia algumas letras de músicas. Eu ouvi todas.”
Ele ligou para Joe, que sabia que David compunha músicas e letras. Joe disse à David que as letras não estavam 100%, que David poderia muda-las. "Ele disse, 'Faça uma música e me mande.’ Assim que eu desliguei o telefone, eu desci para o meu estúdio e trabalhei na música ‘Music of My Soul”.”
Ele gravou a música, colocou em um CD e enviou a Joe. “Ele me ligou no dia seguinte dizendo que eu estava contratado.”
A dupla atualmente está trabalhando em um tipo de sequência de “Memphis,” que se dá no fim dos anos 50, início dos anos 60, quando "os compositores eram garotos judeus do Brooklyn uma ou duas gerações dos Europeus ou Afro-americanos do Sul.
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